Como “proteger” seu celular de roubo

Como um pré-aviso, segue os próximos passos;

  • Anote o número IMEI e armazene-o num lugar seguro. O IMEI é um código único de cada celular, composto por 15 dígitos, usado para identificá-lo. Para descobrir o IMEI de seu aparelho, tecle o código *#06#. Anote o número IMEI e armazene-o num lugar seguro. Se você por acaso não fez isso antes de cair na folia, o IMEI também pode ser encontrado na caixa do aparelho ou na nota fiscal.
  • Faça sempre um backup do seu celular. Tanto o Android quanto o iOS permitem que você sincronize os dados na nuvem. Como alternativa, existem diversos aplicativos para fazer backup no cartão de memória microSD.
  • Certifique-se de que você pode bloquear os dados remotamente. Você não quer que o ladrão fique com todos os seus contatos, fotos, agenda etc. Por isso, ative essa funcionalidade no iPhone (vá para ‘Settings’, ‘iCloud’, selecione “ON” no item ‘Find My iPhone’) ou instale umprograma de segurança no Android (http://info.abril.com.br/noticias/blogs/download-da-hora/android/7-apps-para-encontrar-seu-android-roubado/) que faça isso.

 

O que fazer quando seu celular foi perdido ou roubado?

  • Se perdido, tente localizar pela internet o seu aparelho antes de bloqueá-lo ou apagá-lo. Muitas vezes uma pessoa honesta pode encontrá-lo (sim, isso acontece). Para localizar, bloquear e apagar, veja como funciona no site do Apple (apple.com/br/icloud/find-my-iphone.html). Para aparelhos com o sistema operacional Android, use o mesmo programa de segurança que também faz isso.

 

  • Faça um Boletim de Ocorrência (B.O.). Para provar que seu aparelho foi roubado, furtado ou perdido é altamente recomendado registrar isso na Polícia Civil. Basta ir até um posto policial e relatar o que aconteceu, quando e como. De posse desse documento, o próximo passo é entrar em contato com a operadora. Um ponto bom é saber distinguir furto (ex. Você deixou o celular em cima da mesa em um restaurante) de roubo (ex. um assaltante na rua). Se o seu aparelho foi apenas furtado, você ainda pode realizar o registro da queixa pela internet, diretamente pelo site da Secretaria de Estado da Segurança Pública de seu estado ou região. Para cada estado, o endereço do site é diferente. Se você está no estado de São Paulo, acessewww.ssp.sp.gov.br. Se está no Paraná, o site www.delegaciaeletronica.pr.gov.br. Para outras regiões, faça uma pesquisa em um site de buscas para encontrar a secretaria relacionada à sua região.

 

  • Informando a operadora. Ao entrar em contato com sua operadora para informar a perda ou roubo do aparelho, esteja com o IMEI e o B.O. em mãos. Solicite ao atendente o bloqueio imediato deste IMEI e também do SIM chip com seu número de telefone. É importante ter o B.O. em mãos, pois as operadoras precisam deste documento para efetuar o bloqueio. Bloqueando o seu chip e o IMEI garante que o celular não possa mais ser utilizado, mesmo se o chip for trocado.

 

  • Como manter o seu número antigo ao adquirir um novo aparelho. Depois de ter registrado a ocorrência e cancelado o IMEI e o número do chip junto à operadora, é hora de adquirir um novo aparelho. Assim que você estiver com o celular novo em mãos, solicite à operadora (ou loja onde você comprou o telefone) o desbloqueio, para que você possa voltar a utilizar o número antigo sem problemas. A nossa lei determina que o número pode ficar até 120 dias bloqueado antes de ser colocado novamente no rol de números disponíveis. Mas, se você conversar com o atendente de sua operadora, poderá conseguir um prazo melhor. Ao realizar esse procedimento, você terá de fornecer alguns dados para efetuar o novo cadastro. Cada operadora trabalha com um método diferente, mas necessita de seus dados para verificar quem solicitou o bloqueio e quem deseja desbloquear a linha.

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