Tecnologia entrou na sala de aula. E agora?

A transformação digital está determinando uma profunda transformação no processo de educação e de aprendizagem e ela vem na esteira da revolução tecnológica que faz parte da formação dos alunos que nasceram nessa era. Agora é a hora das instituições e de seus professores encontrarem um caminho que é inevitável: o alinhamento entre tecnologia e processos avançados de aprendizado.

O conceito tradicional de sala de aula, de exposição de conteúdo e professor como protagonista não gera mais o mesmo resultado de forma atrativa e eficiente. Celulares, notebooks, tablets, óculos de realidade virtual e câmera 360º  devem ser considerados como aliados no processo pedagógico.

Neste e nos próximos textos, vamos entender alguns conceitos, impactos, recursos e produtos que estão movimentando a reflexão sobre o processo de Educação hoje e no futuro. Conheça alguns conceitos preliminares:

O que é a realidade aumentada?
A realidade aumentada é uma tecnologia que integra elementos do mundo real com informações virtuais, por meio de câmeras ou sensores. O recurso possibilita maior interação e novas formas de executar tarefas já que permite que o conteúdo seja apresentado em três dimensões. A matéria fica mais atrativa, próxima dos alunos que participam com mais atenção e interesse dos alunos.

O que é mobile learning?
O aprendizado não está mais confinado em sala de aula. Notebooks, smartphones e tablets são dispositivos móveis imprescindíveis para o trabalho nas escolas. Conectados à internet, geram a condição de mobile learning ou aprendizado móvel. Caracteriza-se pela interação dos estudantes por meio de variados dispositivos móveis — tornando a Educação mais atrativa para os estudantes.

O que é Inteligência Artificial?
A Inteligência Artificial nasceu com o desenvolvimento da computação e busca simular a capacidade humana de raciocínio nas esferas de orientação, tomada de decisões e colaboração na resolução de problemas. O seu funcionamento parte de um estímulo do mundo externo e está centrada na análise de dados. A inteligência artificial pode estar associada a ambientes de ensino e aprendizado personalizados, permitindo que plataformas interativas e sistemas de tutores possam apoiar os estudantes no processo de educação.

Leia mais em:

Chromebooks: simples, seguros e compartilháveis – para professores e alunos criarem juntos

Samsung Flip deixa sua aula mais interativa

Professores adotam o Catchbox em sala de aula

Compartilhe essa postagem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RECENTES